Estagio Inclusao
Este projeto foi desenvolvido durante o estágio supervisionado da disciplina Estágio Curricular do 4º período do curso de Pedagogia da Faculdade Castelo Branco, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental “Ana Rocha Lyra” de Guarapari-ES. E teve com objetivo observar a docência e suas competências com alunos com deficiência. Os deficientes devem ser vistos como seres capazes de desenvolver suas aptidões mentais e habilidades para construir sua própria independência convivendo com o outro. Nesse sentido, a inclusão, que é um processo de âmbito mundial, no Brasil caminha para a prática da transformação articulada no contexto escolar com objetivo de garantir acesso à Educação e permanência de todos na escola.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho faz parte da disciplina de Estágio Curricular do curso de Pedagogia da Faculdade Castelo Branco. Este estágio de observação foi realizado na EMEIEF “Ana Rocha Lyra”, Guarapari- Ensino Fundamental. Neste trabalho observei o cotidiano da escola e das salas. E a partir desta observação, relatarei a prática diária da referida professores e da turma em geral, pude observar também que os alunos com deficiência participam de todas as atividades tem acesso a uma sala de recursos com um professor especializado na área.
Nesse estagio pude observar que escola é o local que recebe entre outros o aluno com deficiencia, mostrando que pode não só socializar, como também, alfabetizar, lembrando a todos os profissionais de Educação que esta é tratada como valor universal e as dificuldades devem ser trabalhadas de acordo com as respostas manifestadas à aprendizagem. A metodologia aplicada à educação inclusiva deve ser desafiadora, levando o aluno a participar do grupo na tentativa de interagir com o desenvolvimento das atividades percebendo que consegue realizar tais tarefas. Deste modo, todos terão oportunidades de aprender.
A educação especial é voltada a uma troca de experiência de caráter coletivo para