Estagio basico de saude
1.1- O que é Psicologia da saúde? A psicologia da saúde surgiu da necessidade de promover a saúde e de pensar o processo saúde-doença como um fenômeno social. É uma especialidade psicológica bem recente, constituindo uma área que visa melhor entender as questões relativas à saúde. Ela se preocupa com a compreensão pedagógica, científica e específica da Psicologia, sustentando o objetivo de instrumentalizá-la no desenvolvimento e na preservação da saúde, na profilixia e na cura das enfermidades, na apuração das causas e na determinação precisa das doenças que acometem os pacientes, e também na melhoria da qualidade das políticas de Saúde.
Destarte, é um campo que estuda as influências psicológicas na saúde, os fatores responsáveis pelo adoecimento e as mudanças de comportamento das pessoas no adoecer. Assim sendo, pode-se corroborar que dentre outros, destaca-se como objetivo da referida área, prevenir e tratar enfermidades, bem como identificar etiologias e disfunções associadas às doenças, além da análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde e aperfeiçoamento da política de saúde. Indo de encontro a este postulado BENNETT, salienta que:
“Os objetivos destas intervenções são: facilitar uma mudança comportamental adequada e ajudar os indivíduos a enfrentar as exigências específicas que se lhes deparam, quer como resultado da doença, quer como resultado do seu tratamento”. ( Bennett,2000). Vale ressalvar que a psicologia da saúde não se restringe apenas a ambientes hospitalares ou a centros de saúde, mas se dedica também a todos os programas que venham a enfocar a saúde física e mental coletiva. Assim sendo, tem adquirido cada vez mais valor na esfera da Saúde, principalmente no que concerne à interação do Homem com o estado saudável e com as enfermidades, ao intercâmbio e à colaboração com os trabalhadores da Saúde, à pesquisa e renovação das políticas de Saúde. Esfera esta que concebeu certa união de esforços entre a Psicologia da