Estafilococos
Os estafilococos são anaeróbicos facultativos, podendo viver em meios aeróbios, usando oxigênio, ou anaeróbios através de fermentação, mas possuem crescimento mais rápido em aerobiose. Não têm flagelo, sendo incapazes de locomover. Sua temperatura ótima de crescimento é 30 a 37°C, a mesma do corpo humano.
Fatores de virulência[editar | editar código-fonte]
Os fatores de virulência são todos os mecanismos que permitem a invasão do hóspede, ou a evasão da bactéria ao sistema imune. Cada estirpe tem geralmente apenas alguns destes fatores.
Têm cápsula que protege muitas estirpes contra fagocitose e o sistema imunitário.
Péptidoglicano, na parede celular: tem alguma atividade de endotoxina, estimulando a febre e vasodilatação excessivas, devido à produção pelas células imunitárias de citocinas como a IL-1..
Proteína A: especifica dos S.aureus. Neutraliza imunoglobulinas (anticorpos).
Ácidos teicóicos: são fibrilhas como o polissacarídeo A que servem para ancorar a bactéria, impedindo-a de ser arrastada (pelo sangue, urina, suor ou outros fluidos) da sua área de colonização.
Toxina alfa: produzida pelo Staphylococcus aureus, destroi vários tipos de células.
Toxina beta: produzida apenas pelo Staphylococcus aureus, destroi vários tipos de células.
Toxina delta: produzida pela maioria dos estafilococos. É um surfactante que desestabiliza com a membrana celular Destroi, por lise celular (explosão dos conteúdos), eritrócitos e muitos outros tipos de células.
Toxina gama e leucocidina P-V: grupo de até seis toxinas que formam poros na membrana celular de leucócitos,