Estados unidos
Os Estados do Norte dependiam primariamente da agricultura de subsistência e da fabricação de produtos industrializados, e eram contra o uso do trabalho escravo e da importação de produtos industrializados do estrangeiro.
Os Estados do Sul, por sua vez, dependiam do cultivo e da exportação de algodão a baixos preços para países europeus e da importação de produtos industrializados de países europeus. O cultivo do algodão a baixos preços exigia mão de obra barata, conseguida através do uso do trabalho escravo, visto como "um mal necessário" pelos Estados do Sul.
A ascensão da democracia em massa no norte industrializado, a queda do antigo sistema bipartidário de governo e o crescimento das ideologias virulentas e hostis existentes durante o século XIX tornaram a criação de acordos pacíficos, tais como o Compromisso do Missouri.
Missouri integrou a União como Estado escravagista 10 de agosto de 1821, como vigésimo quarto Estado americano, ao mesmo tempo que Maine, Estado antiescravagista O compromisso proibia além disso a escravidão para futuros todos os Estados situados ao norte de 36° 30' de latitude. Missouri conheceu seguidamente uma expansão rápida. Embora esclavagista, Missouri permaneça fiel à União durante a guerra Secessão. Contudo, o Estado foi dividido profundamente. A industrialização e o comércio desenvolveram-se a partir do fim do século XIX e sobretudo ao século