Estados Físicos da Matéria
A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso.
O volume, a densidade e a forma de um composto podem variar com a temperatura, sendo assim, os compostos apresentam características de acordo com o estado físico em que se encontram, veja as características de cada um:
Estado Sólido: as moléculas da matéria se encontram muito próximas, sendo assim possuem forma fixa, volume fixo e não sofrem compressão. Por exemplo: em um cubo de gelo as moléculas estão muito próximas e não se deslocam.
Estado Líquido: as moléculas estão mais afastadas do que no estado sólido e os elementos que se encontram nesse estado possuem forma variada, mas volume constante. Além dessas características, possui facilidade de escoamento e adquirem a forma do recipiente que os contém.
Estado Gasoso: a movimentação das moléculas nesse estado é bem maior que no estado líquido ou sólido. Se variarmos a pressão exercida sobre um gás podemos aumentar ou diminuir o volume dele, sendo assim, pode-se dizer que sofre compressão e expansão facilmente. Os elementos gasosos tomam a forma do recipiente que os contém.
Essas características obedecem a fatores como a Força de Coesão e a Força de Repulsão. No estado gasoso a Força de Repulsão predomina, enquanto que no estado sólido é a Força de Coesão.
Assim, quando uma substância muda de estado físico sofre alterações nas suas características microscópicas e macroscópicas, sendo que a composição continua a mesma.
Curiosidade
Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras.
Força de Repulsão: as moléculas se afastem umas das outras.
Microscópicas: arranjo das partículas.
Macroscópicas: volume, forma.
Mudança de Fases
Fusão e solidificação
Quando uma substância se encontra no estado sólido e começa receber calor, a