Estados Específicos da Matéria
FACULDADE DE ENGENHARIA - FaEnge
ESTADOS FÍSICOS INTERMEDIÁRIOS DA MATÉRIA
Fabrícia Nunes de Jesus
Sidney Alexandre G. Ferreira
João Monlevade
Março de 2013
1 – Introdução
Fases ou estados da matéria - são conjuntos de configurações que objetos macroscópicos podem apresentar. O estado físico tem a relação com a velocidade do movimento das partículas de uma determinada substância. Há muitas discussões sobre quantos estados da matéria existem, porém as versões mais populares atualmente são de que a matéria somente tem três estados: sólido, líquido e gasoso. Mas há também outros que, ou são intermediários e pouco conhecidos.
Outros tipos de fases da matéria, por exemplo, são o condensado de bose-einstein ou o plasma que, são estudados em níveis mais avançados de física. As características de estado físico são diferentes em cada substância e depende da temperatura e pressão na qual ela se encontra.
Também existem outros possíveis estados da matéria; alguns destes só existem sob condições extremas, como no interior de estrelas mortas, ou no começo do universo depois do Big Bang.
2 – Objetivos da pesquisa
O objetivo principal deste trabalho é investigar e ampliar os nossos conhecimentos a respeito dos estados físicos da matéria, além dos mais conhecidos por nós: o estado sólido, líquido e gasoso. E ao conhecê-los estarmos mais preparados para compreendermos, através dos novos conhecimentos adquiridos, o mundo que nos cerca.
3- Estados físicos da matéria
Toda matéria é constituída de pequenas partículas e, dependendo do maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
As pedras, o gelo e a madeira são exemplos de matéria no estado sólido. A água, o leite, a gasolina e o mel estão no estado líquido. Já o gás hidrogênio, o gás