Estados da matétia
Disciplina – Física.
Professor – Jacson.
Série – 2º ano B Matutino.
Alunas – Valesca Nunes e Thaianne Marques.
19 de Novembro de 2012
Introdução
Este trabalho foi solicitado pelo professor Jacson do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição para o 2º ano B Matutino, com o intuito de aprofundar nossos conhecimentos sobre o assunto “Os estados da matéria”.
Os Estados da Matéria
A matéria que temos a nossa volta é formada de moléculas que são constituídas por átomos. Uma combinação destes átomos forma as substâncias que conhecemos, porém, devemos salientar que o átomo não é a menor porção da matéria, ou a menor porção indivisível da matéria como pensavam os gregos que postularam sua existência como, por exemplo, Demócrito.
O átomo é composto por outras partículas ainda menores.
Na natureza, as substâncias são encontradas em três estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. A diferença entre esses estados está na forma de organização das moléculas, que depende da força de coesão entre os átomos e/ou entre moléculas e a movimentação dessas partículas.
Estado Sólido
Um corpo sólido apresenta forma e volume bem definidos e possui uma propriedade denominada rigidez que é variável conforme o sólido.
Os átomos de uma substância no estado sólido estão muito próximos uns dos outros, ligados por forças de interação muito intensas o que os mantém em posições determinadas, definindo assim sua forma e rigidez.
A maioria dos sólidos apresenta uma estrutura bem definida chamada de estrutura cristalina, como, por exemplo, o sal de cozinha (NaCl) que tem os átomos de Cloro.
Como a temperatura está relacionada com a agitação molecular, quanto maior a temperatura, maior a agitação e os átomos e moléculas de um sólido passam a oscilar em torno da posição em que se encontram, também chamada de ponto de equilíbrio.
Estado Líquido
Uma substância no estado líquido tem volume definido, mas não tem forma própria, tomando