estado
Houve também uma mudança no sentido de buscar maior atenção e utilização dos mecanismos disponíveis nos ano 30 com intuito defomentar as atividades de cunho domestico.
Assim, a partir dos anos 30 depois da segunda Guerra Mundial, o sentido da intervenção do Estado brasileiro passa a ser o de alterar o próprio modelo dedesenvolvimento do país.
Podem-se destacar quatro grandes espaços de atuações do Estado.
O Estado condutor: Que é o processo industrialização por meio da utilização política econômica com este fim.
A formacomo o contingenciamento de divisas, o câmbio múltiplo, as tarifas aduaneiras especialmente a partir de JK, os créditos subsidiados do banco do Brasil e depois do BNDE foram usados, mostram asubmissão da política econômica.
Estado regulamentador: Destaca-se uma série de intervenções efetuadas pelo governo. Do ponto de vista da mediação entre os operários e os industriais, tais intervenções podemser resumida na criação da CLT. Assim criou uma intensa regulação do mercado de trabalho que, em boa parte, deixou de ser um mercado livre.
Estado produtor: Depois dos anos 30 boa parte dos serviçospúblicos, serviços relativos a atividades de infra-estrutura, como ferrovias, transporte marítimos, provedores de água, eletricidade, serviços de comunicações, foi estatizada ou já nasceu sob a formaestatal.
Estado financiador: Aplicando o papel que já possuía o banco do Brasil de captar os recursos disponíveis do Brasil e direcioná-los para os setores de interesse do governo. A criação do BNDEfoi outro passo fundamental nesse sentido, já que ele praticamente se tornou a única instituição nacional a fornecer crédito de longo prazo.