Estado e democracia: mexico
COMO O CRIME ORGANIZADO INFLUENCIA NA ECONOMIA E NA POSTURA DO GOVERNO ATUAL FRENTE À REALIDADE SOCIECONÔMICA DO PAÍS.
A INVERSÃO DE UM COMBATE AO CRIME
Localizado na América do Norte, o México, ou Estados Unidos do México, é um país que se apresenta como uma República Constitucional Federal e é o quinto maior país do continente americano, e com uma população estimada em 111 milhões de habitantes, é o décimo primeiro país mais populoso do mundo, e também considerado o segundo mais rico do continente latino-mericano. Após aproximadamente três séculos sob domínio colonial da Espanha, os habitantes do Vice-Reino, atual México, começaram a protestar pela independência de sua nação por conta de conflitos políticos e religiosos com a Coroa, dando voz a elite da Cidade do México da exigência à independência, até um momento em que o padre Miguel H. Costilla declarou guerra em setembro de 1810.
O conflito durou oito anos. No começo possuía um aspecto de guerra religiosa,e logo tornou-se uma guerra republicana. De forma bastante efêmera, a antiga colônia espanhola passou a ser uma monarquia constitucional católica com a designação de Império Mexicano. Após a independência das províncias do restante da América Central, com alguns conflitos internos, converteu-se na então república federal.
Mesmo com uma nova instituição republicana, os conflitos, tanto internos quanto exógenos, não se extinguíram: No século XX, o México passou por uma das maiores revoluções do continente americano, a Revolução Mexicana, a qual levou consequências políticas e sociais. O movimento popular foi a primeir revolução com claro cunho social a acontecer na América Latina no século XX, que se resultou num regime estável e duradouro.
Em 1876, assumiu Porfírio Dias, que governou de forma ditatorial. Mesmo tendo havido um pequeno desenvolvimento industrial durante o período em que esteve à frente do país, a elite agrária permaneceu no