Estado unidos
Já no engatinhar do Século XX, os EUA participava ativamente da nova novidade, e logo de cara, imprimiu uma marca indelével na história do cinema, ao registrar para a eternidade, a primeira produção de um tipo de filme, que viria a ser um gênero americano por excelência.
O filme era O Grande Roubo do Trem (The Great Train Robbery, 1903) do diretor americano Edwin S. Porter, que, já em 1907, se firmara como diretor de renome internacional. O Grande Roubo de Trem é considerado o modelo (inicial) dos filmes de ação e, em particular, do faroeste.
Mas os americanos não eram apenas os filmes de ação de Porter e outros, por exemplo, um nome mais importante viria em seguida. Trata-se de David Wark Griffith, que começou como ator num filme do próprio Porter, Salvo de um Ninho de Águia (Rescued from an Eagle's Nes, 1907), passando à direção em 1908 com As Aventuras de Dollie (The Adventures of Dollie), e até 1911 realizou 326 filmes de um e dois rolos.
Griffith que viria a filmar clássicos, reconhecidos até hoje como um dos baluartes da história, como O Nascimento de uma Nação (The Birth of a Nation, 1915) e Intolerância (Intolerance, 1916), tornou-se o