Estado Novo
Índice
Introdução 4
1. O Estado Novo 5
a.Conceito de Estado Novo 5
b.“Política do espírito” 5
c. O contexto histórico e político-social (valores e ensino) 6
i.Ideologia do Estado Novo 6 ii.Economia e sociedade do Estado Novo 7 iii.Viver no Estado Novo 9
2. Cultura predominante no Estado Novo ao nível: 11
a.Arquitectura 11
b.Escultura 11
c.Pintura 12
d.Teatro 12
f. Literatura 14
Conclusão 15
Índice de imagens 16
Índice de A-Z 17
Bibliografia 19
Anexos 21
Introdução
A época entre 1933 e 1974 Portugal viveu a verdadeira ditadura de Salazar, que se baseava num clima cultural do Estado Novo. Definitivamente a arte pode ser influenciada pela política dum regime totalitário.
As organizações e instituições criadas por Salazar regiam-se pela “política de espirito”.
O objectivo claro do regime do Estado Novo era manter a censura e dar continuidade às ideias salazaristas. Muitas obras dos autores oprimidos por Salazar, acabaram por ser editadas fora do território nacional, nomeadamente nos países da antiga União Soviética. Devido à perseguição aos socialistas e comunistas portugueses, existem, hoje em dia, traduções em russo, polaco, checo, etc.
A “política de espírito” em cima enunciada explica as regras base da política cultural de Estado. Era expressamente proibido abordar áreas como a moral, a política, a sociedade e a religião.
A arquitectura, a escultura e a pintura são artes que serviram de propaganda do regime. Já o teatro era muito pouco ligado ao Estado. Este era um excelente exemplo da arte oposicionista. O Estado influenciava este modo de arte através da censura pelos órgãos do Estado.
1. O Estado Novo
a.Conceito de Estado Novo
“Estado Novo” é a designação dada ao período da história contemporânea de Portugal, que está ligado ao famoso nome de António de Oliveira Salazar. Este homem, manteve o poder político e governou o país durante mais de quatro décadas. A sua ideológica era