Estado Novo
Índice
Introdução
Estado novo
Realizações e Fatos desse período
Fim do Estado novo
Resumo
conclusão
Introdução
Esse trabalho fala sobre um regime político chamado Estado Novo. Esse é o nome que se deu ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil de 1937 a 1945. Esse período ficou marcado, no campo político, por um governo ditatorial que obteve conquistas e fatos, que marcaram a história do Brasil político.
Estado novo
No dia 10 de novembro de 1937, o presidente Getúlio Vargas através do radio anunciava o Estado Novo. Iniciava-se desde então um período de ditadura na História do Brasil. confirmando a existência de um plano comunista para a tomada do poder ( Plano Cohen ) Getúlio fechou o Congresso Nacional e impôs ao país uma nova Constituição, que ficaria conhecida depois como "Polaca" por ter se inspirado na Constituição da Polônia, de tendência fascista.
O Golpe de Getúlio Vargas foi planejado junto aos militares e contou com o apoio de grande parte da sociedade, pois desde o final de 1935 o governo havia reforçado sua propaganda anti comunista, amedrontando a classe média, na verdade preparando-a para apoiar a centralização política que desde então se desenvolvia. A partir de novembro de 1937 Vargas impôs a censura aos meios de comunicação, reprimiu a atividade política, perseguiu e prendeu inimigos políticos, adotou medidas econômicas nacionalizantes e deu continuidade a sua política trabalhista com a criação da CLT em 1943.
O principal acontecimento na política externa foi o desenvolvimento da 2º Guerra Mundial, responsável pela grande contradição do governo Vargas, que dependia economicamente dos EUA e possuía uma política semelhante à alemã. A derrota do Nazi fascismo contribuiu decisivamente para o fim do Estado Novo.
Em 1939, durante o Estado Novo, Vargas criou o Departamento de