Estado No Brasil 2
Trabalho Estado no Brasil
Professora: Maria Aparecida Abreu
Aluna: Tatiane Torres
Pergunta: 4) Quais as características da ditadura militar brasileira (1964-1985)?
Ditadura Militar é definido como um regime governamental de caráter militar, transitório no qual todos os poderes do Estado se concentram em um indivíduo ou grupo. No caso brasileiro, a ditadura foi comandada por um conjunto de militares que pode-se dizer se divergiam em duas correntes; moderada e linha dura, mas ambos tinham traços em comum a adoção de regimes não democráticos. Vale ressaltar que foi o maior período de interrupção democrática por qual o Brasil já passou durante a república.
A ditadura se instalou no Brasil na década de 60 por meio de um golpe de Estado recebendo o apoio da classe média, dos militares e da igreja católica sob a conjuntura internacional da Guerra Fria e o “medo socialista” que ainda existia. Desde 1961, após a entrada de Jânio Quadros (UDN) e João Gulart para vice-presidente (PTB) ao poder, se sucedeu a renúcia de Jânio, que fez com que já tivesse início a articulação militar que derrubou Jango em 1964. João Gulart assumiu o poder num período de instabilidade tanto nacional como internacionalmente. As Reformas de base fizeram parte da sua plataforma política, que continham a redução da inflação e equilíbrios das contas, reformas na educação e na agricultura com a propósta da reforma agrária. Diante este cenário, contando com apoio das oposições (PSD, UDN) e dos Estados Unidos os militares aproveitaram uma viagem internacional de Jango para instalar o golpe em 1 de abril de 1964.
Diferente das ditaduras na América Latina, que também se sucederam na mesma época, a ditadura militar brasileira não teve só um personagem, mas cinco foram os militares que passaram pelo poder e governaram através dos chamados atos institucionais. Os atos eram as normas e decretos constituídas pelo chefe de Estado para