Estado, nação
O mapa do mundo
O atual mapa do mundo representa um momento da geopolítica internacional, resultando das complexas relações históricas entre território, Estado e nação. O mapa não é algo imutável, pois a qualquer momento podem surgir novos países e outros podem ser extintos ou reorganizados.
Muitos povos vivem em constantes conflitos para obter autonomia política sobre um território por outros países, e essa luta por autonomia pode levar à criação de novos países.
O Estado
O Estado é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Fazem parte do Estado as instituições políticas e administrativas, encarregadas de produzir as leis (poder legislativo), colocá-las em prática (poder executivo) e empreender a justiça (poder judiciário). Além disso, o Estado precisa contar com as forças armadas, responsáveis pela defesa do território e pela ordem interna.
Para ser reconhecido e respeitado entre os demais, um Estado busca sua soberania, ou seja, ter plenos poderes para instituir e administrar as normas e leis que a sociedade deverá seguir em seu território.
A nação
O termo nação pode ser definido como um coletivo humano com características comuns, como a língua e a religião. Os membros dessa coletividade estão ligados por laços históricos, étnicos e culturais.
O território
O território de um país é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania. O território é delimitado por fronteiras políticas, que podem ser naturais, como um rio, uma cordilheira etc., ou artificiais, traçadas sem se considerar esses elementos naturais.
O território de um país é formado pelo solo continental e insular, o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.
O país
Um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administrativa, em geral habitado por uma comunidade com história própria. Todo país tem um Estado constituído, que