Estado nas concepções de marx e weber
Karl Marx
Max Weber
MARX
Sociedade civil entendida como um conjunto das relações econômicas.
Acreditava que o Estado estava predestinado a sua extinção em uma futura sociedade sem classes. O Estado é resultado de um determinado grau de desenvolvimento econômico que está ligado a divisão da sociedade em classes.
Entendia o Estado como uma instituição a serviço da classe dominante: a burguesia. Validar a exploração e manter a lei de propriedade privada (contava com a ajuda da política, os tribunais e as forças de repressão, como o exército e as polícias). Estado é uma instituição a serviço da burguesia, para manter, validar e proteger seus interesses.
MAX WEBER
Definido como uma comunidade humana que pretende o monopólio do uso legítimo da força física dentro de um território específico. Estado é a fonte do direito de uso à violência e se constitui numa relação de homens dominando homens. Para que o Estado exista é necessário que um conjunto de pessoas obedeça a autoridade detentora. Para que os dominados obedeçam é necessário que os detentores do poder possuam uma autoridade reconhecida como legítima.
Dois elementos fundamentais que constituem o Estado: a autoridade e a legitimidade. - Dominação Tradicional: Situação em que a obediência se dá por motivos de hábito, porque tal comportamento já faz parte dos costumes. - Dominação Carismática: Dominação sustentada pela crença dos subordinados nas qualidades superiores do líder. - Dominação Legal: Dominação através das leis, situação onde um grupo de indivíduos se submete a um conjunto de regras formalmente definidas e aceitas por todos os integrantes.