Estado, mercado e governo
ALUNO SAMUEL AMORIM DE ALMEIDA
Atenção: Não serão aceitas cópias da internet, uso de dicionários que não sejam técnicos e muito menos textos copiados inteiramente do Wikipédia:
1) Diferencie, conceitualmente, Estado de Governo;
O Estado existe há muito tempo, desde que o homem trocou a liberdade de seus atos pela garantia de segurança e de direitos. No Estado, o homem passou a viver em sociedade, em forma de um contrato, em que são estabelecidas certas “regras” – direitos e deveres do Estado e do indivíduo que vive em sociedade. O Estado, também é uma entidade que dispões de soberania – e legitimidade – e que atua de maneira política sobre um povo dentro de um espaço físico chamado território. São funções tradicionais do Estado o exercício dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Já o Governo é a autoridade que exerce a condução política em uma sociedade. Característico da República, o mandato eletivo é temporário, portanto o governante atua com prazo estipulado pela Constituição. Diferentemente de países como Reino Unido, Espanha, Mônaco, o Brasil possui como forma do governo a República que se caracteriza pela eleição através do voto do chefe de Estado.
2) Diferencie, conceitualmente, Crescimento Econômico e Desenvolvimento;
No Crescimento econômico há um aumento significativo da capacidade de produção da economia, da produção de bens e serviços e sua definição se dá através do PNB – Produto Nacional Bruto – per capta e medido anualmente, como também pelo grau de aperfeiçoamento tecnológico e pela receita nacional investida. O liberalismo foi bastante criticado pelo fato de o mercado ao alcançar o crescimento econômico não reduzir o índice de miséria entre a população sendo que, esse índice aumentou resultando em uma forma de atuação governamental na economia no neoliberalismo, a partir da década de 1970.
O Desenvolvimento econômico representa a efetividade do crescimento