Estado Liberal, EstadoSocialista, Estadode Bem-Estar Social e EstadoNeoliberal
1467 palavras
6 páginas
Estado Liberal, EstadoSocialista, Estadode Bem-Estar Social e EstadoNeoliberal Aquiles Virtuozo Vieira Barbosa O liberalismo surgiu no século XVIII em oposição ao absolutismo, tendo como principais valores o individualismo, a liberdade e a propriedade privada. Nessa fase do capitalismo, foram extintos os resquícios feudais e implantados o capital industrial e o trabalho assalariado. O Estado liberal apresentava-se como representante de toda a sociedade, tendo o papel de “guardião da ordem”, não intervindo nas relações entre os indivíduos, mas mantendo a segurança para que todos pudessem desenvolver suas atividades livremente. Como ressalta Coelho (2009, p. 77), no Estado liberal“cabia ao poder público a manutenção da lei eda ordem para que os indivíduos pudessem se dedicar aos seusinteresses privados e suas atividades no mercado”.Nesse sentido, o Estado liberal se fundamenta na ideia de soberania popular na qual o Estado não deve intervir nas atividades econômicas.Ao Estado cabia ainda assegurar o direito e usufruto da propriedade,a proteção da vida, o direito de ir e vir dos seus cidadãos e a ordempública. Para isso, teria de zelar pela administração e cumprimentodas leis, manutenção dos registros de bens e direitos, conservaçãoe segurança das estradas, policiamento das cidades e espaçospúblicos e repressão física, quando necessário. (COELHO, 2009, p. 77)
As concepções do pensamento liberal começaram perder força a partir do século XIX e caíram definitivamente com a Primeira Guerra Mundial entre 1914 e 1918. A intensa competição entre as empresas no Estado liberal fez desaparecer as pequenas firmas, concentrou o capital nas mãos de poucos e acirrou a concorrência entre os países o que culminou numa “guerra” de mercadoque chegou as vias de fato - guerra mundial.
Apesar de o Brasil não ter conhecido nessa mesma época um Estado tipicamente liberal como a Europa Ocidental e os EstadosUnidos, muitas características liberais se fizeram presentes.