Estado, Governo e Mercado
Quatro teóricos influenciaram o Pensamento Liberal, Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Rousseau, os quais juntos formam a base sobre a qual se fundamentou o liberalismo.
Hobbes considerava que o estado de natureza era uma fotografia de um estado de guerra de todos contra todos, a qual o indivíduo se submetia a um poder que lhe propusera segurança e liberdade civil. Já para Montesquieu e Rousseau o estado de natureza não se assimilava ao estado de guerra, sendo que Montesquieu entendia que o Estado Nasce no momento que as igualdade as igualdades no estado de natureza passa a desaparecer dentro da organização social, enquanto que Rousseau afirma que a guerra não representa uma relação entre homens, mas sim entre Estados. Locke descordava de Hobbes, Montesquieu e Rousseau, pois não considerava a existência de um estado de guerra na origem do pacto que criaria o estado civil. Desta forma, havia uma abdicação dos homens em favor do Estado, para que este garantisse a sua liberdade e propriedade.
Segundo estes pensadores o Estado se relacionaria como mercado na condição de adquirente dos produtos e serviços ofertados, sem interferir na política econômica, deixando o mercado se auto regulamentar.
2. Elabore um texto de 1.200 caracteres sobre a Matriz Teórica Marxista, como, para estes teóricos, o Estado se constitui e quais seriam suas atribuições. Explique, ainda, como seria a relação entre Estado Socialista e Mercado.
Segundo a teoria Marxista, o Estado se constituiu a partir da fragilidade do “Comunismo Primitivo”, no qual os homens viviam na mais absoluta igualdade, mas também na escassez e na miséria. Com esta fragilidade surgiu a divisão social do trabalho e o aprimoramento da produção agrícola, onde grupos sociais se apropriaram da riqueza