Estado de choque
O estado de choque é um grupo de síndrome cardiovasculares agudas, que provem fundamentalmente do sofrimento celular súbito, intenso, persistente e generalizado. Ele se dá quando há um mau funcionamento entre o coração, e, vasos sanguíneos (artérias e/ou veias) e o sangue, causando assim o estado de choque.
ESTADO DE CHOQUE.
Estado de choque é o conjunto de manifestações que resultam de um desequilíbrio entre o volume de sangue circulante e a capacidade do sistema vascular, causados geralmente por: choque elétrico, hemorragia aguda, queimadura extensa, ferimento grave, envenenamento, exposição a extremos de calor e frio, fratura, emoção violenta, distúrbios circulatórios, dor aguda e infecção grave.
O QUE CAUSA
As causas do estado de choque são várias: traumatismo externo ou interno, perfuração brusca de órgãos, emoção, frio, queimaduras, intervenções cirúrgicas, etc.
Uma vítima em estado de choque, se não for tratada devidamente, esta poderá morrer.
TIPOS DE CHOQUE.
Choque anafilático: Causado por uma alergia grave;
Choque neurogênico: Causado por alguma lesão na medula espinhal;
Choque metabólico: Causado por grande perda de líquidos no corpo, diarreia, vômitos, insulina e outros;
Choque hipovolêmico: Causado pela perda de mais de 1 litro de sangue;
Choque psicogênico: Causado por algum fator psicológico, stress, medo, ansiedade e outros;
Choque séptico: Causado pela invasão ao corpo por muitos micro-organismos como vírus, bactérias ou fungos, vindos de uma infecção local ou vindas do meio externo, chegando à corrente sanguínea, contaminando todo o corpo, e
Choque cardiogênico: Causado por alguma situação que leve ao mal funcionamento do coração.
QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS.
A vitima de estado de choque ou na eminencia de entrar em choque apresentam geralmente os seguintes sintomas * Palidez , pele úmida, pegajosa e fria Cianose ( é o arroxeamento das extremidades) orelhas, lábios e pontas dos dedos. * Suores frios,