Estado, Classe e Movimento Social
SERVIÇO SOCIAL
VERÔNICA OLIVEIRA DAS VIRGENS
RESUMO
SALVADOR
2013
VERÔNICA OLIVEIRA DAS VIRGENS
RESUMO CRÍTICO
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME, á disciplina LIBRAS, para a obtenção de crédito sob a orientação metodológica do Docente Tadeu Raynal.
SALVADOR
2013
Foi identificado que o Documentário Sou surda e não sabia, foi elaborado de uma maneira inteligente e eficaz, visto que ao mesmo tempo em que surge a questão da surdez pela perspectiva de Sandrine, traz também a discussão sobre a importância ou não da oralização de crianças surdas; e o aprendizado da língua de sinais.
Por muito tempo, Sandrine não tinha a ideia que era surda, pois na época do seu nascimento não realizava testes auditivos. Mesmo sendo filha de pais ouvintes, a mesma nasceu surda. Frequentou até mesmo a escola regular, porém se perguntava como os outros compreendiam o que a professora estava tentando passar para os colegas e ela não conseguia adquirir nenhuma informação do que era passada, com tudo isso, se sentia isolada, pois não sabia se comunicar com as outras crianças. Depois de algum tempo, só teve o diagnóstico confirmado quando seus pais á transferiram para um instituto que tinha como objetivo a reeducação da fala, foi nesse instituto que aprendeu a linguagem de sinais, e fez seus primeiros amigos. Com a demora da descoberta dos seus pais sobre sua real situação sofreu desde a infância, inicialmente ela não pensava ter nada diferente de nenhuma outra pessoa que convivia com ela. Os pais de Sandrine ao descobrir sua deficiência ficaram perdidos sem saber como lidar com o estado da filha. Todos com quem mantinha contato tinham um único objetivo, ensiná-la falar, esqueciam que ela era uma criança e tinha que viver sua infância, com isso hospitais