estado absoluto
Aula 1: Estado Liberal.
Aula 2: Estado do Bem Estar Social
Aula 3: Estado Ditatorial
Aula 4: Estado Totalitário (Hanna Arendt – cap ?)
III.I - Estado Liberal.
III.I.I – Estado Absoluto
A) A especialização dos problemas que dizem respeito ao Estado.
Guerras religiosas que laceraram a França, a Alemanha e a Inglaterra. A Reforma protestante gerou uma profusão de novas seitas na Europa. A solução para o ordem pública foi encontrada não na supremacia de uma religião sobre a outra, mas nas pretensões de fundar um poder sobre uma fé. A religião cessa de ser parte integrante da política. Esta última se justifica, agora, a partir de dentro, para os fins a que é chamada a realizar, que são os fins terrenos, materiais e existenciais, do homem: em primeiro lugar a ordem e o bem-estar.
- As guerras de religião, possibilitando a afirmação da liberdade religiosa, são o berço da liberdade moderna. Assim, ao se especializar, o Estado distingue-se da Sociedade, mostrando que a sua constituição na modernidade tem como decorrência a constituição da própria idéia de sociedade.
- O “Estado” político da Europa cristã na idade imediatamente pré-moderna (sec XIII a XVI). Este é o significado que o termo “Estado” (Status, Estat, Estate, Staat) geralmente possui nos documentos do tempo: indica a condição do país, tanto em seus dados sociais como políticos, na sua constituição material, nos traços que constituem seu ordenamento: a condição do príncipe e de seus auxiliares, das camadas que representavam a organização do poder que delas derivava. O “Estado”, em conclusão, de tudo o que diz respeito à esfera da vida humana organizada, não diretamente voltada para fins espirituais. Esta distinção entre o espiritual e o mundano, inicialmente introduzida