Estado absolutista
Quanto à sociedade absolutista, ainda prevalecem os valores de linhagem familiar. Durante todo o período de transição, mesmo com o desenvolvimento mercantil e manufatureiro, as relações sociais permanecem essencialmente feudais(sociedade estamental).
Finalmente, podemos concluir que o Estado Absolutista é contraditório. Apresenta um caráter moderno ao permitir o desenvolvimento do capitalismo, estimulando novos negócios e a ampliação de mercados, mas também apresenta um caráter feudal-transformado, já que na administração estava a nobreza e a sociedade ainda é estamental.
Nicolau Maquiavel (1469-1527) Foi membro do governo dos Médices, de Florença. Em suas obras ele expressa sua indignação por ver a Itália devastada pela divisão em repúblicas rivais. A solução seria a união nacional por um interesse comum. No século XVI, publicou o texto O Príncipe, dedicado ao príncipe Lourenço de Médicis. Nesta obra ele comenta sobre as artes de conquistar e manter o poder. Foi publicado em 1513. algumas de suas recomendações eram que para governar é preciso a astúcia, sutileza e um bom exército. Por citar Moisés , um personagem bíblico, ele insinuou a ligação de Deus com a posição dos reis. Com se os reis fossem representantes de Deus aqui na terra. Para Maquiavel, a necessidade de ter um estado forte justifica