Estacas Strauss e Frank Tecnologia I
FALCULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE Engenharia Civil
GUILHERME MAXIMIANO PEREIRA marlon nogueira moreira
Matheus Alvim Bichara Costa
RONALDO OLIVEIRA DE FREITAS
TAMIRES KÊNIA FERNANDES LEMOS
ESTACAS STRAUSS E FRANK
Belo Horizonte
2015
GUILHERMEM MAXIMIANO PEREIRA
Marlon Nogueira Moreira
Matheus Alvim Bichara Costa
RONALDO OLIVEIRA DE FREITAS
TAMIRES KÊNIA FERNANDES LEMOS
eSTACAS STRAUSS E FRANK
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia das Construções I, da Faculdade de Ciências Exatas e de Tecnologia - FACET, Centro Universitário Newton Paiva, com o objetivo de avaliar a aplicação de fragmentos cerâmicos no preparo de concreto.
Área de Concentração: Engenharia Civil
Professor: Urias Eduardo Bistene Cordeiro
Belo Horizonte
2015
1. Definição Estaca Strauss e Frank
Estaca Strauss é uma estaca escavada, portanto é necessário fazer retirada de terra do solo. As perfurações escavadas são moldadas in loco e logo após concretadas.
A fundação de Estaca Strauss é executada com o auxílio de uma bate-estaca Strauss e os elementos que compõe são: guincho, tripé, pilão, tubos guia e sonda.
Estaca Frank é uma estaca de alta resistência, de concreto armado moldada in loco, onde emprega um tubo de metal que tem sua ponta vedada por uma bucha de concreto ou brita e areia, sendo que este tubo pode ser recuperado ou não.
O seu cravamento é obtido através de golpes de um pilão que pode variar de 1 a 4 toneladas e que por meio do atrito, entre a bucha e o tubo, vai penetrando solo a dentro.
Os diâmetros usais para as estacas frank são os de 300, 350, 400, 450, 500, 520, 600 e 700mm podendo chegar a uma profundidade de até 30m, sendo que este comprimento, indicado pro projeto, é verificado através da nega, que consiste em 10 golpes de 1 metros e 1 golpe de 5 metros.
1.1 Objetivos das Estacas Strauss e Frank
A Estaca Strauss surgiu para substituir as estacas pré-moldadas