Estacas Barrete
O presente trabalho tem como objetivo divulgar uma pesquisa realizada sobre a utilização da Estaca Barrete nas edificações, uma das tecnologias de fundações na indústria da Construção Civil.
ESTACAS-BARRETE
Metodologia Construtiva
Com seção retangular, as estacas-barrete são escavadas com uso de lama bentonítica, executadas com equipamentos de grande porte, como o clamshell e hidrofresas. A técnica, de rápida execução, permite atingir profundidades de até 70 m, bem como executar a estaca em praticamente todos os tipos de terreno, com nível de água ou não, e atravessar matacões. As estacas-barrete são indicadas quando é necessário atravessar camadas de grande resistência.
A sequência executiva das estacas-barrete pode ser dividida em quatro etapas principais. Primeiro, coloca-se a guia (que tem o papel de guiar a ferramenta de escavação), completando com lama o volume escavado. Uma vez atingida a profundidade prevista, coloca-se a armadura e a bomba de submersão para a troca de lama usada por nova. Em seguida, é realizada a concretagem submersa com concreto plástico. Terminada a concretagem, procede-se ao aterro da parte superior e ao arranchamento da guia. A produtividade varia em função do tipo de solo e condições do terreno, mas como referência, é possível executar 50 m de estacas-barrete por dia com uma espessura de 40 cm.
A lama bentonítica utilizada no processo é um fluido resultado da mistura de água e bentonita que cumpre o papel de estabilização de paredes das escavações. A bentonita é uma argila que, em presença de água, forma uma película impermeável (cake) sobre uma superfície porosa, como é o caso do solo, sem se misturar ao concreto.
ESCOPO DO SERVIÇO.
- Veja como gerir a execução de estacas-barrete, da preparação de canteiro á medição e pagamento dos serviços.
Escopo de contratação de estacas-barrete.
Documentos de Referência:
- Relatório de sondagens.
- Levantamento planialtimétrico.
- Projeto de Fundações.
- Projeto de