ESTACA HÉLICE CONTÍNUA
HÉLICE
CONTÍNUA
METODOLOGIA E RECOMENDAÇÃO
EXECUTIVA
METODOLOGIA :
perfuração
concretagem simultânea à extração da hélice
colocação da armação.
RECOMENDAÇÃO :
No processo executivo da estaca hélice contínua como é empregado um concreto com um elevado abatimento, não se pode executar uma estaca próxima a outra recentemente concluída pois pode haver ruptura do solo entre as mesmas.
Como regra geral,recomenda-se que só se execute uma estaca quando já tenham sido concretadas há pelo menos um dia. PERFURAÇÃO
A hélice é composta de chapas em espiral que se desenvolvem, como uma hélice, em torno de tubo central. Sua extremidade inferior é feita de garras que cortam o terreno , e de uma tampa destinada a impedir a entrada de solo no tubo central durante a escavação, e permitir a saída de concreto durante a concretagem. A perfuração consiste na introdução da hélice no terreno, por meio de movimento rotacional proveniente de motores hidráulicos, sem que em nenhum momento, a hélice seja retirada da perfuração.
Não permitir alívio do solo durante as etapas de escavação e concretagem, tornando-se possível a sua execução tanto em solos coesivos como arenosos, na presença ou não de lençol freático.
PERFURAÇÃO
A
B
C
Equipamento de hélice contínua
Bomba de concretagem
Caminhão betoneira
CONCRETAGEM
Alcançada a profundidade desejada o concreto é bombeado através do tubo central. Neste momento a hélice passa a ser extraída do terreno através do equipamento, sem girar ou girando lentamente no sentido da perfuração.
O preenchimento da estaca com concreto é normalmente executado até a superfície de trabalho, sendo guardadas as precauções quanto à estabilidade do furo no trecho não concretado e a colocação da armação.
Para a concretagem, é utilizada bomba de concreto ligada ao equipamento de perfuração através de mangote flexível de alta pressão.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
COLOCAÇÃO DA