Estabilizador
As redes de distribuição de energia elétrica, com o inicio nas subestações de concessionária até o ponto de consumo disponível ao usuário, apresenta um fator de perda que é representado pela impedância da linha de transmissão. A impedância da linha parâmetro praticamente constante e a intensidade co0 consumo é variado ao longo do dia ocorrendo variações no nível de tensão entregue no ponto de utilização pelo consumidor. Nos horários de pico de consumo a intensidade de corrente na linha, a partir da subestação, é elevada, o que faz aumentar a perda na linha ocasionando a diminuição da tensão para o consumidor. E nos horários de baixo consumo nas madrugadas feriados fins de semanas as correntes na linha são de intensidade baixa, reduzindo a queda de consumidor na linha fazendo com o que a tensão no consumidor final fica elevada.
O estabilizador eletrônico é um equipamento constituído basicamente de um alto transformador e de um aplaca de controle. O alto transformador é construído com tantas derivações quanto for desejável a pre3cisão do controle. A placa tem por função sentir o nível de tensão de entrada e saída e através do circuito de controle efetuar a regulação da tensão de saída.
*autotransformador: é um dispositivo elétrico constituído de um enrolamento sobre um núcleo magnético com diversas derivações que fornecem níveis de tensão proporcional ao nível de espiras a que cada derivação está interligada.
*circuito de controle: é um circuito eletrônico constituído por: fonte de alimentação; filtro; divisores de tensão circuitos comparadores e atuadores de comutação das derivações do alto transformador.
Aplicações dos estabilizadores
Estabilizadores de tensão são aplicados na alimentação de equipamentos que requeiram uma estreita faixa de tensão de entrada como o computadores, periféricos, automação bancária, equipamentos médicos, automação industrial, sistemas de comunicação, sistema de áudio, etc...
Retificadores industriais
A