Estabilidade inicial para navios
ÂNGULO DE INDIFERENÇA – ângulo de banda permanente causado pela aplicação de uma força externa ao navio com GM nula. Para tornar a GM positiva basta abaixar G. Quando o navio esta com GM, zero não se pode remover carga para outro bordo , pois o navio tendera a um adernamento ainda maior para o outro bordo.
**CÁLCULO DO ÂNGULO DA BANDA RESULTANTE DE REMOÇÃO TRANSVERSAL DE PESOS EM NAVIO COM BANDA PERMANENTE POR GM NULA. -> Se a altura metacêntrica negativa for pequena, B alcançara a vertical que passa por G e o navio passará a condição de equilíbrio indiferente com BANDA PERMANENTE POR GM NEGATIVO. Se a altura metacêntrica negativa for muito grande, B não atingira G e o navio emborcará.
ÂNGULO DE INDIFERENÇA – ângulo de banda em que os braços de estabilidade passam de negativos para positivos. No ângulo de indiferença GZ é nulo. Se G estiver muito elevado (GM muito negativa) o navio emborcará antes que M consiga alcançar G.
**CÁLCULO DO ÂNGULO DE INDIFERENÇA EM NAVIO COM GM INICIAL < 0
**CORREÇÃO DA BANDA PERMANENTE DEVIDO A ALTURA METACÊNTRICA NULA OU NEGATIVA
GM £ 0 causada por G muito elevado (KM £ KG). Todas as medidas corretivas se baseiam em abaixar G:
Eliminar as superfícies livres existentes;
Encher um tanque de cada vez. /Iniciar pelos tanques menores. /Iniciar pelos tanques centrais. /Continuar pelos tanques do bordo da banda. /Por último, encher os tanques do bordo oposto à banda. Aliviar pesos acima de G;
Desembarque (improvável em viagem)/ Redução de Kg Remover para baixo pesos acima de G;
Remoção de carga (nem sempre é possível)./ Remoção de líquidos de tanques elevados para o duplo-fundo (raramente é possível). Embarcar pesos abaixo de G, inclusive lastrar tanques.
No porto: embarque de carga em espaços mais baixos e de líquidos no DF. /Em viagem: lastro com água salgada nos tanques vazios do DF.
** LASTREAMENTO DE TANQUES (Mesmos cuidados da eliminação de superfícies livres).