Esta não é a sua vida
(35 mm, 16 min, cor, 1991)
Sinopse: Documentário sobre a vida de Noeli Joner Cavalheiro. Noeli mora num subúrbio de Porto Alegre, é dona de casa e tem dois filhos. Nasceu numa cidade do interior, foi pra capital, trabalhou numa padaria, casou. É uma pessoa comum. Mas não existem pessoas comuns.
sábado, 25 de junho de 2011
Esta não é a sua vida
Assisti hoje novamente ao curta "Esta não é a sua vida" de Jorge Furtado. O filme tem apenas 16 minutos, mas é de uma densidade impressionante. Ele conta a história da Noely, uma mulher comum, escolhida ao acaso, para narrar sua história de vida. Noely é uma mulher muito simples, do interior do Rio Grande do Sul e que foi criada para ser dona de casa, ter um bom marido e cuidar dos filhos. Aos 38 anos, Noely fez exatamente aquilo que lhe foi predeterminado. No entanto, ao contar sua história no filme, ela se dá conta de que ela poderia ter ido muito mais longe, ter feito muito mais coisas e poderia até ter mudado o rumo da sua vida.
É muito interessante ver como a Noely vai percebendo que aquela não era a vida que ela queria de verdade, pois ao ter oportunidade de ser protagonista de um filme, ela, finalmente, entende que também precisa ser protagonista da sua própria vida. Resolvi escrever sobre isso, pois muitas vezes nós somos como a Noely, mero figurantes na nossa própria história. Às vezes, a gente permite que outras pessoas escrevam nosso roteiro e mesmo não concordando muito com a maneira que aquilo está sendo conduzido, a gente vai indo, a gente se permite ser levado.
Quantas vezes, a gente deixa a nossa vida nos levar e nem nos damos conta do que estamos fazendo, das oportunidades que estamos perdendo, das pessoas que estamos deixando de conhecer, dos momentos que estamos deixando de aproveitar. Enfim, quando a gente deixa a nossa vida nos levar, a gente perde um monte de coisas e acima de tudo, perde muito tempo.
Eu olho para os