Est gio III
Curso: Licenciatura em Música
Disciplina: Estágio III Professor: Dr. Pedro Rogério
Aluno: Francisco de Assis Soares Quintela Junior
Estágio III - Escola Iracema – Turno da tarde
Aula 1 – Chegada e Apresentação do Curso
[...]Não basta saber ler que 'Eva viu a uva'. É preciso compreender qual a posição que
Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.(Freire, Paulo)
Particularmente, quando comecei a atuar na escola as atividades do estágio já tinham começado, então o início das minhas aulas foi um pouco após do normal da turma.
Outro aluno do estágio já havia divulgado que abriríamos uma turma de violão no contra-turno (a tarde).
Quando chegamos para dar início às aulas de tarde, fizemos uma pequena reunião para acertarmos os últimos detalhes de como funcionaria a dinâmica de aula.
Decidimos que eu e o Aciole revezaríamos tentando equilibrar a nossa atuação dentro da sala, ele com aspectos mais técnicos do violão e eu com a parte mais ligada ao ritmo e a teoria.
Tudo isso foi decidido de um jeito um pouco superficial pois queríamos saber o que os alunos esperavam e assim tentaríamos equilibrar com o que nós gostaríamos de ensinar. Ao conversar com a turma e decidir como se dariam as aulas nós notamos que eles queriam, basicamente, aprender a tocar violão para tocar com os amigos, então nós decidimos que nas aulas nós daríamos ferramentas para que eles pudessem chegar a esse objetivo e a forma que nós encontramos foi através do ensino focado no chorinho, pois isso daria a eles noções de ritmo, técnica e harmonia que seria suficientes para que eles conseguissem chegar a tocar o que eles gostariam de fato.
Então, basicamente, nós nesse primeiro momento, conversamos com os alunos e acertamos todos os pontos. Decidimos que ao fim do semestre tentaríamos estar com duas músicas prontas, Urubu Malandro e Feira de Mangaio.
Estágio III - Escola Iracema – Turno da tarde
Aula 2 – Aula de