Essência da vocação política
“Na vida política, ou você tem vocação para servir o público, ou é melhor nem tentar, porque sem essa vocação corre-se o risco de usar a política como escada para conseguir vantagens pessoais”. É isso que causa o repúdio tão grande do povo aos políticos, o que desmoraliza a carreira de político, trazendo uma visão generalizada de que todo político é corrupto. Usando esse mesmo contexto FHC incentiva a participação cívica no Brasil, principalmente dos jovens que querem progresso e mais justiça porque o Brasil, como qualquer outra nação, precisa ser governado e se os melhores não cuidarem disso, a atividade política fica nas mãos dos piores, ou dos medíocres.
Inicia apresentando o seu ponto de vista sobre a política de como o (a) aspirante a vida pública deve agir para ser bem sucedido na carreira política. Entrando na vida política, o autor diz que não existe uma faculdade que forme político, mas o que existe são experiências, exemplos e conhecimentos acumulados, das quais os (as) jovens podem extrair para poder construir a sua carreira política.
Política para que, é necessário acreditar em alguma coisa para poder entrar na política, pois para o autor se esse aspirante a político (a) não tiver vocação para servir o público é melhor que nem entrem na política.
Ressalta a importância da participação das mulheres na política,