Esquizofrenia Trabalho
Esquizofrenia
◌ A esquizofrenia é um transtorno do processo mental caracterizado por um ou mais episódios de psicose (comprometimento do sentido da realidade).
◌ É uma doença psiquiátrica que acomete aproximadamente 1% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde.
◌ Os primeiros sinais e sintomas da doença aparecem mais comumente durante a adolescência ou início da idade adulta. Se desenvolve em homens a partir do fim da adolescência ou próximo dos 20 anos, e nas mulheres por volta dos 25 a 30 anos. o Sintomas de esquizofrenia podem se desenvolver gradualmente ou rapidamente. Sintomas:
Os sintomas são divididos em duas amplas categorias. Normalmente são classificados como positivos ou negativos, no entanto, a razão desses nomes não tem relação com o fato de os sintomas serem bons ou ruins.
• ◌ Negativos: Envolvem a redução ou
• ◌ Positivos: Envolvem o perda das funções normais. desenvolvimento de funções anormais.
Diminuição na intensidade de
Esses sintomas incluem delírios,
(crenças distorcidas ou falsas e expressão emocional, diminuição da interpretação incorreta das percepções), fluência da fala e diminuição do alucinações (percepções anormais, comportamento orientado para particularmente auditivas), fala metas. desorganizada e comportamento catatônico. • Obs: A totalidade desses sintomas está associada aos surtos psicóticos agudos.
• Obs: Estão relacionados à fase crônica da doença.
Origem
A esquizofrenia parece ter uma etiologia multifatorial, o que significa que diferentes fatores estão envolvidos no seu desencadeamento.
Teorias Etiológicas
As causas da esquizofrenia são ainda desconhecidas. Porém, há consenso em atribuir a desorganização da personalidade, verificada na esquizofrenia, à interação de variáveis culturais, psicológicas e biológicas, entre as quais destacam-se as de natureza genética.
◌ Teoria Genética: A esquizofrenia é uma desordem hereditária.
◌ Teorias Neuroquímicas: O modelo mais comumente citado para