Esqui Alpino
30/03/2014
Índice
O que é o esqui alpino? _______________________________ Página 2
Modalidades do esqui alpino ____________________________ Página 3
O que é o esqui alpino?
O esqui alpino é um desporto de deslizamento que consiste em utilizar esquis para descer uma pista coberta por neve.
Há quatro categorias no esqui alpino com provas de alto nível disputadas todos os anos de novembro a março no Campeonato do Mundo de Esqui Alpino e que fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos de Inverno. As corridas são feitas em contrarrelógio, em que o esquiador luta contra o cronómetro para percorrer um percurso delimitado. O percurso é delimitado por marcas/estacas flexíveis e é obrigatório passar por pontos determinados, tocando em todos eles.
Modalidades do Esqui Alpino
Downhill - Uma corrida que inclui uma variedade de curvas desafiadoras, assim como saltos e fases de deslize em que os esquiadores atingem as velocidades máximas de todas as disciplinas de ski alpino.
Slalom Super Gigante (Super-G) - Uma corrida de alta velocidade, com curvas largas, disputada numa única mão. Inclui também fases de salto e de deslize.
Slalom Gigante - Competição que tem como objetivo atingir o melhor dos tempos de duas corridas em pistas diferentes. É uma disciplina que requer viragens precisas.
Slalom - É realizado em dois percursos diferentes onde os tempos são combinados. Exige extrema agilidade e equilíbrio.
Combinado - As provas alpinas de combinado testam a habilidade do competidor nas provas de Downhill e Slalom onde no final se conjugam os dois tempos.