Esquema sobre império romano
CURSO: BACHARELADO EM DIREITO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA
ESQUEMA SOBRE IMPÉRIO ROMANO
2011
* O Império Romano
. Com o Império Romano, segundo Hegel, começa a “prosa do mundo.”
. O pragmatismo do pensamento e da prática política romanas não aceita o compromisso e a oportunidade a não ser na medida em que concordem com a tradição de grandeza e potência da cidade de Rômulo.
. Direito, respublica e imperium atuam enquanto implicam a ordem militar e administrativa estabelecida de fato pelo Povo e pelo Senado.
* As Virtudes Republicanas
. O direito
. Instituições Republicanas
.Cidade ecumênica
.Cícero, lei natural. Inspirado em Panécio e Possidônio,
.Respublica: Experiência e reflexão.
* O “Imperium Romanum”
. O império como forma política - inscreve-se no destino de Roma.
. Georges Dumézil - “Cultura indo-européia”
.Sob a tutela de Cézar Augusto, três forças: 1. Topo – Classe dos sacerdotes, senadores, magistrados. 2. Classe dos guerreiros- defesa da cidade 3. Quirino – classe dos agricultores e dos artesãos.
.Cézar Augusto atribui características as 3 classes de Cézar Augusto: Senhor na ordem política; enquanto imperador é o chefe supremo das legiões; Como princeps, encargo patronal.
.Três problemas políticos fundamentais em relação a extensão territorial de Roma no Oriente Mediterrâneo: 1. Sucessão imperial 2. Nasce na própria estrutura do poder imperial: a onipotência, a sacralidade e o tipo singular que a ele se liga nos que exercem esse poder e que deles pertencem. 3. Precisamente político: Quanto mais o império se expande, tanto mais se multiplicam os fluxos que o atravessam, tanto mais a pax romana torna-se frágil.
Referências Bibliográficas
Châtelet, François. História das Idéias Políticas. Jorge Zahar Editor, Rio de
Janeiro,