Esquema relacional normalizad
313 palavras
2 páginas
Universidade Federal de Pernambuco – UFPECentro de Informática – CIn
Gerenciamento de Dados e Informação – if685cc
Explicação - Esquema Relacional Normalizado
Supermercado de Bairro
Recife – 2011.1
Gerenciamento de Dados e Informação – if685cc
Explicação - Esquema Relacional Normalizado
Supermercado de Bairro
Documento desenvolvido pelo grupo de GDI sob orientação do monitor Fernando Lins e dos professores Fernando da Fonseca e Ana Carolina.
Escrito por:
Alberto Rodrigues Costa Júnior (arcj),
Carlos Eduardo Martins Barbosa (cemb)
Israel Batista Freitas da Silva (ibfs)
Explicação - Esquema Relacional Normalizado
Para que todas as relações estejam normalizadas, é necessário que as mesmas estejam na Quinta Forma Normal (5NF), mas para isto é preciso que elas primeiramente estejam nas quatro formas normais anteriores.
1NF
As relações estão na Primeira Forma Normal (1NF), visto que todos os seus atributos são atômicos (sem atributos compostos). Para isso o atributo composto Endereco foi segregado em seus atributos distintos: Estado, Cidade, Bairro, CEP, Logradouro e Numero nas tabelas Fornecedor e Pessoa.
2NF
As relações também estão na Segunda Forma Normal (2NF), visto que estão na 1NF e todos os atributos que não são chaves são plenamente dependentes da chave primária ou atributo identificador (não há dependências parciais).
3NF
Como as relações estão na 2NF e não há atributos que não são chaves e que tem dependência transitiva com a chave primária, as relações estão na Terceira Forma Normal (3NF).
4NF
Por estar na 3NF e por não haver nenhuma dependência multivalorada, as relações estão na Quarta Forma Normal (4NF).
5NF
Para que as relações estejam na Quinta Forma Normal (5NF) é necessário que estejam na 4NF e que cada junção em uma relação seja consequência de chaves candidatas da relação.
Visto que as relações estão na 4NF e que no modelo não há junções, então por vacuidade a segunda condição se torna