esquema Mesopotâmia e outros
I – Localização e o meio ambiente
- Significa “terra entre rios” (rio Tigre e Eufrates) e situa-se no Oriente Médio e fazia parte do Crescente fértil (região compreendida entre o antigo Egito e oriente próximo).
- Apresentava duas regiões distintas: ao Norte, montanhosa com poucos solos próprios à agricultura (região de passagem dos povos vindos do oriente); ao sul, região baixa e fértil que proporcionava colheitas abundantes.Ocorriam cheias regularmente na junção dos rios e o aproveitamento das águas para a construção de canais de irrigação e diques, por isso, chamadas de sociedades hidráulicas.
- Muitos historiadores chamam a economia da Antiguidade Oriental de Modo de Produção Asiático, por serem semelhantes e baseadas na agricultura, mão-de-obra escrava ou servil E dependente dos recursos hídricos.
II – Histórico – político
- Didaticamente é dividida em três períodos: Sumério, Assírio e 2.º Período Babilônico.
1. Período Sumério (4000 – 1200 a . C): Caracterizado pela fixação dos sumérios na região sul da mesopotâmia e a criação das cidades-Estado (Ur, Uruk, Lagash e Nipur), a forma- mação de atividades agrícolas e mercantis, da escrita cuneifórmica e da lenda do dilúvio. Por volta de 2300 a . C. foram dominados por Sargão I (rei acadiano), durante o período acadiano, as disputas pelo poder enfraqueceram o império e, por volta de 2100 a . C., os Sumérios se libertaram e passaram a liderar o império. - Os amorritas, por volta de 2000 a .C., invadiram e dominaram a Mesopotâmia com ca- pital na Babilônia conquistaram grande parte do território da região. Para organizar e re- gulamentar a sociedade da região, Hamurábi (rei babilônico), criou um Código de Leis severas, cuja Lei de Talião aplicava pena máxima aos acusados (olho por olho, dente por dente) . - Os hititas (da Ásia Menor), por volta do séc. XVI