Esquema De Um Relato Rio
Esquema de um Relatório
1. identificação.
Da Identificação deve fazer parte o Título do trabalho, a Identificação dos autores e a Data de execução do trabalho.
2. resumo.
No Resumo deve ser indicado o que se fez, qual o método utilizado e as conclusões e/ou valores obtidos, de uma forma precisa, clara e breve.
Exemplo: Determinou-se a densidade relativa do álcool etílico a 96% (v/v), pelo método do picnómetro, tendo-se obtido o valor 0,808, que está de acordo com o valor tabelado.
3. introdução teórica.
Na Introdução Teórica deve ser explicado o método utilizado e os princípios em que esse método se baseia. As equações químicas que traduzem os processos químicos que ocorreram durante a experiência devem ser aqui indicadas.
Nunca se deve copiar e transcrever integralmente tudo o que se encontrar na bibliografia, mas sim seleccionar o que for relevante para a compreensão da teoria que suporta a actividade realizada. Do material seleccionado o que for transcrito deve ser referenciado correctamente, indicando o autor. Copiar e transcrever, sem indicar a fonte é uma atitude fraudulenta!
Exemplo: “A presença de um erro sistemático no método de análise tem como consequência que todos os resultados obtidos por esse método de análise são incorrectos ou inexactos...” [1].”
Em nota de rodapé indicar só o autor, título e página, se a obra constar da bibliografia.
1. Teresa Simões et al., Técnicas Laboratoriais de Química Bloco I, p. 68.
4. parte experimental.
Na Parte experimental deve ser indicado a) Material Utilizado, b) Reagentes e c) Procedimento Experimental.
a) Material Utilizado: Referir as características dos aparelhos utilizados, indicando a marca e o modelo.
b) Reagentes: Indicar os reagentes utilizados, referindo a sua origem, marca e o respectivo grau de pureza.
c) Procedimento: Deve ser feita a descrição do procedimento experimental, de uma forma sucinta, eliminando pormenores que não sejam