Esquema de reforçamento
LABORATÓRIO DE ANÁSILE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
ESQUEMAS DE REFORÇAMENTO DE PRESSÃO DE PRESSÃO A BARRA QUE TEM COMO SUJEITO UMA RATO ALBINO DE RAÇA WISTAR
GURUPI-TO
NOVEMBRO DE 2012
RESUMO
Nesse estudo foi analisado como sujeito um rato da raça Wister. Para verificação do comportamento emitido pelo sujeito laboratorial diante do nível operante, treino ao bebedouro, modelagem e também foi analisado as contingências, estímulos do condicionamento. Antes de dar inicio ao experimento o rato foi privado de consumir água durante um período de quarenta e oito horas. O experimento foi realizado em laboratório experimental, com a utilização da caixa de Skinner, o sujeito permanecia no inferior dela onde na qual ocorreu a observação com duração de trinta minutos. O presente trabalho teve como objetivo propor uma nova resposta no comportamento do sujeito a partir do procedimento de condicionamento operante, verificar se as conseqüências alteram e probabilidade de ocorrência do comportamento, analisar os esquemas de reforçamento que afetam a freqüência do comportamento. Conclui-se que os procedimentos feitos durante a observação; nível operante, treino ao bebedouro, modelagem os resultados obtidos teve indicio de controle diante da resposta esperadas por parte do rato albino.
Palavras chaves: Nível operante; Treino ao bebedouro; Modelagem.
3 - INTRODUÇÃO
A análise do comportamento foi formulada pelo psicólogo B. F. Skinner, que estudou o comportamento humano a partir da interação do organismo que entra em conjunto os reflexos, estímulos, instintos em autocontrole por forma de aprendizagem oportuna.
Quase todos os comportamentos que podem se identificar inclui-se em uma de duas classes: O comportamento reflexo e o comportamento voluntário. Comportamento reflexo é aquele que tem relação entre estímulo (S) alteração no ambiente e resposta (R) alteração no organismo. O