Esquema de pintura
Um esquema de pintura é definido através de requisitos que determinam suas propriedades após aplicação e o seu desempenho ao longo do tempo, tais requisitos são:
- preparação da superfície: etapas da limpeza, padrão de limpeza e rugosidade. É o processo mais caro
(50% do custo). Objetivo de remover óleo, graxa, óxidos (ferrugem), tinta velha,etc para garantir boa aderência da tinta à superfície a pintar. E ainda criar perfil de rugosidade para permitir ancoragem mecânica da tinta.
- Tinta de fundo: tipo, especificação, espessura por demão, número de demãos, intervalo entre demãos (mínimo e máximo) e método de aplicação. Ela é aplicada diretamente sobre o aço, ela é responsável para boa aderência da tinta. Esta tinta contém os pigmentos anticorrosivos em alta concentração (tinta fica fosca). Esta tinta alta molhabilidade e poder e poder de penetração para cobrir reentrâncias da superfície.
- Tinta intermediária: tipo, especificação, espessura por demão, número de demãos, intervalo entre demãos e método de aplicação. É utilizada para compatibilizar a tinta de fundo com acabamento, facilitando a aderência. Esta tinta também é usada para aumentar a espessura total, ev itando muitas demãos do primer.
- Tinta de acabamento: tipo, especificação, espessura por demão, número de demãos, intervalo entre demãos, método de aplicação e cor. Esta tinta dá proteção por barreira contra agressividade do meio ambiente. Esta tinta tem que ser impermeável. Ela ainda é responsável pela cor final da tinta e absorção de calor, indicação de falhas, etc.
O esquema de pintura tem por principal objetivo garantir a proteção da superfície da corrosão, mas também podem ter outras finalidades como identificação promocional, minimização das perdas ou ganhos de calor e ainda como forma de sinalização.
Para a seleção do esquema de pintura além do ambiente corrosivo deve-se levar em consideração outros aspectos como as condições operacionais do equipamento a ser