Esquema de análise da População
Distribuição da população: As civilizações milenares sempre se fixaram ao longo dos vales férteis dos rios. Era uma maneira de dar continuação a agricultura, forma de sobrevivência dos povos.
Distribuição da população brasileira: O Brasil caracteriza por ser um país populoso,mas pouco povoado.Ou seja,em determinadas regiões,como Sudeste,há grande aglomeração de pessoas. Porém,nas regiões Norte e Nordeste há poucas pessoas comparada ao território presente nessas regiões.
Crescimento populacional brasileiro: No início da transição demográfica (1940),houve uma queda na taxa da mortalidade. Motivos como a natalidade influenciaram na queda da taxa da natalidade no Brasil.
Estrutura da população brasileira: A distribuição da população brasileira pode ser observada por faixa de idade e também por setores da economia.
Estrutura etária: A estrutura etária pode ser compreendida através do uso da pirâmide etária, que mostra-nos a idade da população e a divisão por sexo.
Estrutura por setor econômico:
Primário: atividades ligadas ao meio rural. Exemplos: agricultura,pecuária.
Secundário: refere-se aos trabalhadores da indústria.
Terciário: é o setor ligado ao comércio e à prestação de serviços.
Quaternário: atividades ligadas ao intelectual.Exemplos: pesquisadores,cientistas.
Qualidade de vida: A qualidade de vida refere-se as condições as quais a população vive, aborda o bem-estar físico, psicológico, emocional e mental.
Situação das crianças e jovens:
Trabalho Infantil: O trabalho infantil está ligado diretamente a pobreza. Os pais obrigam as crianças a trabalhar para garantir a sobrevivência. Muitas vezes essas crianças trabalham com condições precárias e possuem baixa remuneração, ou até mesmo são aliciadas para a prostituição.
Prostituição infantil:
Ainda existe muita prostituição infantil no Brasil. Geralmente, as crianças que realizam essa prática são de classes sócias mais baixas e não tem outra oportunidade de trabalho a não ser essa.