Esqueleto trabalho cientifico
GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
Ana Maria Pantoja Costa Lamêgo
Jaqueline Andrade Lima
Poliane Peres
Salete MartensAurelio
Salmo Caetano da Costa
ESQUELETO DE TCC: Metodologia da pesquisa
Belém– PA
2012
ANA MARIA PANTOJA COSTA LAMÊGO
JAQUELINE ANDRADE LIMA
POLIANE PERES
SALETE MARTENS AURELIO
SALMO CAETANO DA COSTA
ESQUELETO DE TCC: Metodologia da pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do Título de Bacharel em Enfermagem da Escola Superior da Amazônia
Orientador: Prof. M.Sc. Gilson Scholl Pires
Belém- PA
2012
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos a educação vem passando por uma série de mudanças importantes nas instituições brasileiras de educação superior. Mesmo assim, ainda é evidente entre os mais diversos tipos de profissionais de saúde, a constatação de falhas diretamente voltadas à quesitos relacionados à sua formação acadêmica.
Apesar da busca da integridade do ser humano, observamos que a formação do enfermeiro, médicos e outros profissionais de saúde enfatizam a dimensão técnica e pouco possibilita o crescimento interno do profissional.
Isso se dá por conta de muitos fatores que influenciam uma região, um estado ou até mesmo um país inteiro. É muito comum ouvirmos de falhas no serviço de saúde, tanto no serviço privado quanto no âmbito da saúde pública, e quando esses erros são contabilizados e analisados estatisticamente causa espanto saber quantas pessoas tem morrido ou adquirido seqüelas muitas vezes irreversíveis em virtude de um problema que começa há vários anos da sala de cirurgia, na formação desses profissionais.
Procurando a compreensão desse processo objetivamos identificar e analisar as possíveis falhas na formação dessa parcela tão importante de profissionais.
É preciso entender muitas questões pra que se possa chegar a uma conclusão clara sobre este assunto, por isso que o trabalho busca levar as informações necessárias para a compreensão dessa problemática;