Esqueleto do cavalo vs esqueleto do boi
Ossos do crânio
Crânio, a parte superior da cabeça, formando uma caixa protetora do encéfalo, é constituída por sete ossos chatos: occipital, parietal, frontal, esfenoide, etmoide e o temporal. Esta caixa comunica-se com o canal raquidiano, pelo orifício do mesmo nome, no osso occipital. Cavalo -> Occipital
Este osso está colocado na parte superior e posterior da cabeça e faz articulação com a primeira vértebra cervical permitindo a cabeça todos os movimentos possíveis. É um osso com forma triangular muito irregular, apresentando duas facas, uma externa e outra interna; dois bordos laterais que se comunicam com o rochedo e o temporal; um bordo superior que faz a saliência denominada crista transversal ou tuberosidade cervical externa. Ao meio da protuberância transversal superior, destaca-se uma crista que é o inicio das cristas do parietal. Para a parte posterior destacam-se duas outras cristas, quê se unem no bordo superior do orifício do occipital e são as cristas posteriores. Os bordos laterais são continuações da crista transversal e se mostram pouco salientes, indo formar as duas apófises estilóides que são duas pontas largas e dirigidas para baixo, voltando-se, na extremidade, para a frente.
Bovino -> Occipital
O occipital não forma a parte súpero-anterior da cabeça, nem apresenta a crista transversal superior; é mais largo e aplainado que o do cavalo. Às cristas posteriores, desde o nascimento, são unidas em uma crista única, larga, desaparecendo antes do buraco do occipital. As apófises estilóides são curtas, largas e dirigidas para dentro e para baixo. Os buracos condilianos são duplos e, algumas vezes, triplos. A apófise basilar é larga e grossa e possui uma canelura mediana. O buraco lateral posterior divide-se em dois, um externo e outro interno, pela porção mastoidiana do rochedo.
Cavalo -> Parietal
O parietal é um osso chato que se encurva fortemente para formar a abobada cerebral. Limita-se