Esquadrilhas
Esquadria é o elemento utilizado em todo o sistema de vedação sendo fechamento de aberturas (vãos), com função de controle da passagem de agentes. Seus tipos de abertura são janelas, portas e outros (brises, alçapões, gradis, telas, grades, cobogós, portões).
A posição das esquadrias em projetos deve ser estudado detalhadamente, pois influencia na circulação de ar e na luminosidade da edificação.
As esquadrias e, compostas com vidros ou outros materiais transparentes ou translúcidos, são considerados elementos de fechamento de vãos em edificações e fazem parte dos acabamentos, ou seja, são executados nas etapas finais de uma obra. Sendo assim é comum, nessa fase da obra, a percepção de defeitos das etapas anteriores pela falta de prumo, nivelamento e alinhamento, fatores estes que a colocação das esquadrias apontarão, exigindo muitas vezes a execução emergencial de retrabalhos na obra antes da instalação de portas e janelas. Da mesma forma, a qualidade dos serviços e dos materiais empregados serão imediatamente colocadas à prova na ocupação da edificação, pois o mau funcionamento na abertura ou fechamento desses elementos é facilmente detectável pelos usuários, assim como na seqüência, com o uso freqüente, na sua durabilidade e desempenho contra intempéries, ruídos e ações externas.
* Madeira - Excelente isolante termo acústico, destaca-se pela nobreza que confere aos acabamento.Quando tratadas corretamente apresentam boa resistência à maresia e intempéries. Aliás, o tratamento recebido pela madeira é de fundamental importância para determinar a opção pelo produto. O tipo de madeira também deve ser observado, já que algumas são mais resistentes a micro-organismos que outras, não necessitando sequer de tratamento. * Alumínio – Pode não ser barato, pode até não ser tão bonito quanto a madeira, mas, em matéria de resistência, nada se compara ao alumínio. Além de resistir melhor às condições do tempo, não perde o brilho, não oxida, não