Espécies Africanas Invasoras
Este trabalho contém informações sobre algumas espécies invasoras no Brasil – advindas da África – entre elas os insetos, plantas e animais. Abrangerá problemas causados por tais espécies no país, forma como foram introduzidas e outras curiosidades e informações.
ESPÉCIES INVASORAS
São denominadas espécies invasoras as que se encontram fora do seu ambiente natural, ou seja, em outros ecossistemas e, com isso, prejudicando as espécies nativas. Como não há predadores no novo ambiente, a espécie terá maiores chances de se desenvolver e, assim, tornam-se mais eficientes em comparação às espécies nativas, o que pode comprometer o desenvolvimento das outras espécies presentes no mesmo ecossistema. Outro fato é que estas espécies tendem a degradar o ambiente qual estão inseridas, portanto a denominação “invasora”. A inserção das espécies invasoras nos novos ambientes se dá – intencionalmente ou não – pela globalização e o crescente comércio entre continentes e países (na maioria dos casos). Entre outros problemas que se pode destacar, relacionam-se as possíveis extinções de espécies nativas e a alteração do ambiente, tornando-o pobre em questão de nutrientes e, em alguns casos, alterando o pH (potencial hidrogeniônico). Vale ressaltar que, em alguns casos, as espécies são intencionalmente inseridas em um novo ambiente como forma de alternativas para alimentar determinada população, mas tornam-se invasoras quando o resultado não é o esperado.
ESPÉCIES INVASORAS
Animais e insetos Aedes Aegypti Originário da Etiópia e do Egito, o mosquito é mais conhecido como “mosquito da dengue” por ser o vetor da mesma. Advindo de regiões tropicais e subtropicais, o mosquito chegou ao Brasil na época da escravatura e reproduziu-se em ambientes artificiais que são propícios ao acúmulo de água. Abelha Africana (Apis melífera) Introduzida no Brasil para potencializar a produção de mel no país,