Espumas flutuantes
Constitui uma das obras essenciais da poesia condoreira (terceira geração do Romantismo brasileiro), sintetiza todas as características inovadoras de Castro Alves (poemas lírico-amorosos e poemas de caráter épico-social).
02) Dentro das produções líricas de seu livro, a que o autor se refere? Quais os dois tipos de poesia lírica presente em sua obra? E o que podemos destacar deste livro?
O poeta refere-se à natureza que, em seus versos, se torna vibrante e concreta, emoldurada por um sistema dinâmico de imagens que geralmente são tomadas de aspectos grandiosos do universo - o mar, os astros, a imensidão ou o infinito. Apresenta dois tipos de poesia lírica: duas espécies principais, a amorosa e a naturalista. Destacam-se ainda, os momentos introspectivos de dúvida e fatalismo em face da existência (Mocidade e Morte) e, sobretudo, os de exaltação perante os espetáculos da Natureza.
03) Comente sobre o estilo de linguagem e o vocabulário desta obra.
Linguagem ornamental, pontuação abundante, escolha vocabular cuidada. Utiliza quase todas as figuras de linguagem, como: metáfora, comparações, hipérboles, assonâncias, apóstrofes. Busca a grandiosidade poética, chegando aos exageros e ao mau gosto. Um traço marcante é a oralidade e a visível intenção de dizê-la para grandes platéias.
04) Faça uma análise da poesia Adeus de Teresa, presente na obra Espumas Flutuantes.
Em “ADEUS DE TERESA”, o eu - lírico é um homem, é ele quem abandona, de início a amada. Há nesse poema vários momentos do sujeito enunciador em relação à Amanda. Na primeira estrofe, o eu - poético narra sua impressão a respeito da primeira vez que viu Tereza. Diz ele: “A primeira vez que eu fitei Tereza. O texto de Castro Alves é uma exaltação á beleza e ao erotismo da mulher amada, contudo, a última estrofe, acompanhada do tom grandiloquente do poeta, revela traição. Há um destaque interessante no título