Espuma S Lida 1
O suspiro é um doce que se apresenta como espuma sólida. É a clara de ovo batida misturada aos poucos com açúcar e depois assado em forno brando.
Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.
Espuma: é formada por um gás disperso em meio sólido ou em meio líquido Exemplo: espuma de barbear
Espuma - dispersão coloidal que apresenta disperso gasoso e dispersante líquido ou sólido. Exemplo: chantilly, espuma de barbear, clara em neve, suspiro, maria-mole, pedra-pomes.
Emulsão: dispersão coloidal que apresenta disperso e dispersante líquidos. Exemplo: leite, maionese.
MAIONESE
História da maionese
A maionese foi inventada em 1756 pelo chef francês do Duque de Richelieu. Depois que o Duque derrotou os britânicos em Port Mahon, seu cozinheiro criou um banquete de vitória que incluía um molho feito à base de nata e ovos. Percebendo que não havia nata na cozinha, o chef a substituiu por azeite de oliva. O chef apelidou o novo molho de "Mahonnaise", em homenagem à vitória do Duque.
Emulsão
A emulsão é uma mistura de dois líquidos que normalmente não podem ser combinados: óleo e água é o exemplo clássico. A emulsificação é feita pela adição lenta de um ingrediente ao outro, enquanto são misturados rapidamente.
Entretanto, os dois líquidos se separam rapidamente mais uma vez se um emulsificador não for acrescentado. Os emulsificadores são a conexão entre os dois líquidos e servem para estabilizar a mistura.
Quimicamente falando, as emulsões são colóides, misturas heterogêneas compostas de partículas minúsculas suspensas em outro material imiscível (que não pode se misturar). Estas partículas são maiores do que as moléculas, mas menores que um milésimo de milímetro (.001mm).