Esportes de lutas aula ludica plano de aula
Aula de Iniciação lúdica
Inicio da aula: tempo de 05 a 10 minutos.
Introdução à atividade lúdica. É feita aos alunos a apresentação da modalidade de arte marcial japonesa, não olímpica conhecida como kendo, através de uma breve palestra. Modalidade Kendo:
No Japão no ano de 1467 d.c. o uso de espadas como forma de luta, passou a ter o nome de Kendo e surgiram muitas escolas que passaram a ser transmissoras deste conhecimento. Em 1615 d.c. as técnicas foram aprimoradas e essa modalidade de luta passou a ter influência do zen-budismo e do confucionismo e suas técnicas foram aprimoradas ganhando elementos morais e espirituais.
Logo, começou a ser praticada por guerreiros como um treinamento educacional, que visava à formação do caráter para a vida cotidiana e para atitudes espirituais.
O Brasil tem grande tradição na pratica do kendo, devido entre outros fatores o grande numero de imigrantes japoneses.
No ano de 1970, Chicara Fukuhara retorna do Japão trazendo ensinamentos e orientações do novo kendo dos mestres japoneses. Este fato é considerado um dos principais marcos do inicio do kendo contemporâneo no Brasil.
O Brasil tem a tradição de bons resultados nas competições internacionais desde 1970, quando foi fundada a FIK, Federação Internacional de Kendo.
Hoje existem mais de 30 Dojo de kendo filiadas a Confederação Brasileira de Kendo.
A pratica do kendo não se limita ao manejo da shinai (espada de bambu), bokuto (espada de madeira) ou katana (espada longa japonesa), mas também abrange a pratica e o cultivo do espirito e do reigi (etiqueta).
O objetivo do kendo é disciplinar o caráter humano pela aplicação dos princípios da katana. Moldar mente e corpo, para cultivar um espírito vigoroso, e pelo treinamento rígido e correto, lutar para desenvolver-se na arte do kendo, obter respeito à cortesia e à honra, para relacionar-se com os outros com sinceridade, e para sempre ter um objetivo de