Esporte
* E ESTES PROFISSIONAIS do esporte não sabem ao certo de que maneira essa intervenção pode ajudá-los a aumentar o rendimento esportivo ou em questoes de superaçao.
* O marco inicial da Psicologia do Esporte brasileira foi dado pelos estudos de João Carvalhaes, um profissional com grande experiência em psicometria, chamado a atuar junto ao São Paulo Futebol Clube, e esteve presente na comissão técnica da seleção brasileira que foi à Copa do Mundo de de 1958 e conquistou o primeiro título mundial para o país .
* Na derrota sofrida no Campeonato Mundial de 1950, realizado no Brasil, grande parte do povo respondeu com o silêncio, e esse tema se tornou quase um tabu para atletas, dirigentes e para a população. As expectativas e a realidade do esporte com que se deparava João Carvalhaes eram essas. E assim estava marcado o início da Psicologia do Esporte brasileira.
* Nos anos que se seguiram foi sendo acumulada muita informação sobre atletas e times que praticavam esporte ou atividade física, sem que isso ainda representasse de fato uma teoria consistente.
* Caminhando passo-a-passo com a Psicologia Geral, podemos observar o desenvolvimento não de uma, mas de várias Psicologias do Esporte, distintas umas das outras por causa da teoria que sustenta essa produção acadêmica e prática.
* Enfim, e’ possível ver profissionais em dois campos distintos de atuação: no primeiro deles estaria a Psicologia do Esporte acadêmica, cujo interesse era a pesquisa e conhecimento da disciplina Psicologia do Esporte; no segundo estaria a Psicologia do Esporte aplicada, próxima do campo de atuação.