ESPORTE E UNIÃO
O esporte é extremamente valorizado na sociedade brasileira contemporânea, que se anima, por exemplo, ao assistir uma partida de futebol. Porém, essa mesma sociedade está se tornando cada vez mais sedentária e , consequentemente, doente. O esporte, além de fazer bem ao corpo e à mente, também estimula o ser humano a se relacionar com seus semelhantes.
Ao fazer uma aula de esporte, o ser humano é levado a interagir com todos ali e a entender o outro. Uma simples "pelada" com os amigos não é puramente o jogo, mas também um momento para conversar, se divertir e marcar os próximos encontros. Há muitas pessoas que, nesse dia a dia corrido, veem no esporte o único tempo para agrupar os colegas de forma harmoniosa. Essas reuniões acabam por unir mais esses grupos e melhorar suas relações.
Além disso, num país tão segregado como o Brasil, os jovens que não recebem a devida educação estão suscetíveis a roubar, entrar para o tráfico de drogas, e muitas vezes, o esporte é uma saída para isso, estimulando o adolescente a lutar para alcançar seus objetivos. Ao praticar atividades físicas, o atleta adquire valores como o amor ao próximo, o respeito mútuo e o companheirismo, que são importantes tanto na prática dos esportes quanto no convívio em sociedade.
Logo, os exercícios físicos servem para proporcionar o bem e promover o indivíduo. Melhora sua saúde, seu humor, suas relações interpessoais e, muitas vezes, seu caráter. O esporte une constantemente as pessoas independente de suas diferenças, auxiliando na construção de uma sociedade mais igualitária.