Esporte e Meio Ambiente: Realizando Preceitos na Prática
Organização de Eventos e Planejamento de Instalações em Relação ao Meio Ambiente: Alguns Princípios Importantes e Questões Chave - Sydney 2000
O esporte é uma das principais atividades humanas e esta prática depende diretamente da natureza e do meio em que realizamos a mesma. Para a prática de esportes há uma relação imediata com os processos ecológicos que nos rodeiam e a qualidade destes.
Há uma preocupação crescente com a saúde e segurança das pessoas que praticam atividades físicas, pois a continuação destas atividades é dependente da saúde e conservação do espaço físico natural. Algumas maneiras de minimizar o impacto nesse espaço natural e uma forma de deixar um “incentivo” e um “espaço adequado” para as práticas esportivas é o melhor aproveitamento de áreas para dedicá-las ao esporte, lazer e recreação. Mas como? R: Como já dito, aproveitar melhor o espaço disponível e também realizar um “trabalho” de conscientização na população para falar da importância de usar meios de transporte coletivos/alternativos, para falar da importância de ter saúde e para incentivar o cuidado com o espaço em que habitam e usufruem, em geral. Outra maneira de incentivar o cuidado com o meio-ambiente, é o uso de materiais recicláveis/orgânicos/bio-degradáveis em itens usados durante a prática de esportes e recreação.
Em relação a tudo isso, existe um consenso de que o efeito das práticas “não orientadas” (sem ter cuidado com as consequências que as atividades podem causar) é a soma total de todos os pequenos e cotidianos erros e impactos ocasionados por essas atividades físicas. Esses pequenos impactos se somam uns aos outros e formam todo o ambiente afetado que vemos.
Com os jogos olímpicos e o uso da “comercialização do esporte” é possível passar uma mensagem correta para os praticantes de esportes, e esta “mensagem correta” pode ser a do “meio-ambiente”. E é também uma grande oportunidade para influenciar