ESPORTE- Tênis
Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado “Jeu de Pame”, traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira. Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).
Neste mesmo período, do outro lado do Oceano, na Inglaterra, o Rei Henrique VIII conhecia o esporte e era praticante desta modalidade, o que ajudou a difundir o Tênis pelo mundo. Por isso, o Tênis é um tradicional esporte de origem inglesa, mas não nega o berço francês. A partir do ano de 1900, surge a Taça Davis: campeonato mundial, dividido nas regiões Americana, Europeia e Oriental. O Tênis atualmente é disputado em quadras de diferentes características: saibro, grama e concreto, como nos famosos campeonatos Australian Open, Us Open, Roland Garros e Wimbledon.
O Tênis no Brasil
O Tênis é um esporte que ganhou grande popularidade no Brasil após o tenista brasileiro Gustavo Kuerten vencer o torneio de Rolland Garros em 2000 e 2001. Além disso, com a entrada dos canais de televisão a cabo, o tênis passou a ser transmitido regularmente, o que também fez aumentar seu público espectador.
Regras
Esse esporte é praticado individualmente ou em duplas, e o objetivo é rebater a bola para a quadra adversária até que seu oponente não consiga rebatê-la de volta. Os instrumentos necessários para a prática são a bola e a raquete.
Curiosamente, no tênis não há variação entre modalidades como acontece em muitos esportes. O que torna o esporte com características levemente diferentes é o tipo de quadra em